Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Verão... Mas Pouco

#1 Membro offline   João Ícone

• Eu e a TV para sempre!
  • Ícone
  • Grupo: Moderadores
  • Registado: 10-Setembro 08
  • LocalizaçãoLitoral Norte

Postou 04 Julho 2010 - 20:37

A época estival já chegou a Portugal e abraça-nos forte e intensamente. No entanto, a contradizer este ambiente de Verão quente e leve, no qual se busca frescura, pulsa na televisão portuguesa um ambiente ainda invernoso e inconstante. Prova disto é a falta de programas alusivos a esta altura do ano, que não passa despercebida a nenhum português, ou mesmo de programas ligeiramente mais light. Isto está patente em todos os canais generalistas lusitanos e até mesmo na CABO.

O “Olhar Crítico” focar-se-á nos programas (ou na falta deles), relativos a esta estação do ano, dos canais generalistas.

Começando pela RTP, não há qualquer programa que seja alusivo à temática estival:

“O Cubo”, o novo grande concurso semanal dos serões da RTP é óptimo em termos de conteúdo (jogos de habilidade física, que outorgam dinamismo e tensão ao programa), bem como nos efeitos visuais, tornando este num concurso de qualidade superior. Não obstante, este programa em nada se relaciona com esta época do ano, uma vez que uma carga enorme de tensão está omnipresente. Já o cenário é, também ele, pesadíssimo para esta época do ano.

Ainda na linha da “carga enorme de tensão”, o programa “Quem quer ser milionário – Alta pressão” estreia já na segunda-feira. Agora, pergunto eu: Por que raio decidem lançar este programa que promete ser de grande qualidade, a par das restantes edições de “Quem quer ser milionário”, numa altura em que o público quer é algo refrescante, que não nos dê calor só de vermos o cenário? A par disto, será José Carlos Malato quem irá apresentar o programa. Apesar de o referido entrevistador ter a boa disposição e leveza na condução de programas que em tudo beneficiam programas estivais, não me parece que o vulto da comunicação em questão se adeque ao formato do programa, uma vez que, e todos nós o sabemos, em “Quem quer ser milionário” o apresentador é um dos factores que deverá contribuir para grassar a tensão em estúdio.

Onde está a tão refrescante “Herança de Verão” e os outrora famosos “Jogos Sem Fronteiras”? A RTP esqueceu-se, decerto, em que época do ano nos encontramos.

Na SIC, a falta de apostas concernentes a programas mais light também é atroz:

“Achas que sabes dançar”, substituto de “Ídolos” foi a aposta da SIC para a Primavera de 2010. Como já foi por mim referido várias vezes, o programa em questão não passa de uma imitação de “Ídolos” que fica muito aquém do programa -sucesso de 2009. A par disto, não encontro nenhuma vertente do programa mais assente na temática do Verão.

O único programa que merece os nossos (pouquíssimos, a julgar pelas audiências) aplausos é o regresso do programa “Salve-se quem puder”. É verdade, o programa é néscio, não tem qualquer conteúdo, a Diana Chaves continua pouco à-vontade na condução do programa e este ano as audiências desta espécie de concurso encontram-se baixas, uma vez que o programa já não é novidade e o público já se cansou das parvoíces que por lá se fazem. Não obstante, e fazendo jus à expressão “Burro com fome, até cardos come”, confesso que, na busca obsessiva por “programas de Verão”, “Salve-se quem puder” é o único que se apresenta capaz de bramar: “Aqui vive-se o Verão”!

A SIC parece ter-se esquecido que programas novos alusivos à temática do Verão conquistam os telespectadores. Definitivamente, este canal anda completamente perdido de si próprio. Quando se irá encontrar?

Por fim, na TVI, a falta de produtos televisivos leves não abona nada a seu favor.

As novelas transmitidas no canal de Queluz obviamente, não se coadunam em nada com o Verão, sendo lentas, “invernosas” e pouco ou nada inovadoras.

Apenas “Morangos com Açúcar 7 – Vive o teu Verão” é que parece ter colocado a TVI no Verão de 2010. A sétima temporada de Verão da série juvenil mais famosa em Portugal continua com a sua leveza, praia, frescura e peripécias engraçadas infindas.

Além disto, a actual temporada de “Morangos com açúcar” é, na minha opinião, a melhor temporada da série, porquanto que as histórias prendem ao ecrã e a intenção subjacente à trama é inteligente e eficazmente conseguida. As interpretações dos personagens são, na sua grande maioria credíveis.

Como se comprova, contam-se pelos dedos de uma só mão, os programas que, de facto, se relacionam com o Verão que se está a viver.

É importante os canais generalistas, nesta altura do ano, renovarem o leque de propostas aos telespectadores para programas mais leves, mais engraçados e mais refrescantes!

O “Olhar Crítico” regressa daqui a duas semanas.

Por Ruben Gomes
http://www.tvunivers...-mas-pouco.html
Imagem

Imagem
0

#2 Membro offline   Joker Ícone

• Principiante da TV
  • Pip
  • Grupo: Membros
  • Registado: 10-Julho 10

Postou 11 Julho 2010 - 18:02

Concordo... embora ache que, Espírito Indomável é, tal como Deixa Que Te Leve o ano passado foi, um tipo de novela que se adapta mais a esta época do ano, novelas mais rurais. E estou a gostar muito.
A SIC podia ter apostado numa segunda temporada do TGV ao sábado, e acho que falharam em não o fazer, podiam arranjar alguem para substituir o Manzarra. O SQP é o tipico programa de Verão, mas sinceramente, não tem conteudo nenhum.
0

#3 Membro offline   RubenGomes Ícone

• TV é comigo!
  • PipPipPipPipPip
  • Grupo: Equipa TVU
  • Registado: 19-Julho 09
  • LocalizaçãoVila Franca de Xira, Lisboa

Postou 18 Julho 2010 - 08:40

Obrigado pelo comentário, joker ;)
Já está disponível a nova produção do grupo "Sociedade 21": O documentário "Psicopatia e Sociedade"!

Visitem o site do grupo SOCIEDADE 21: http://sociedade21.blogspot.com

Imagem
0

#4 Membro online   David Ícone

• TV é comigo!
  • PipPipPipPipPip
  • Registado: 30-Dezembro 08
  • LocalizaçãoPortalegre

Postou 18 Julho 2010 - 11:13

Boa crónica, a SIC anda à deriva, sem capitão, e sem dinheiro. Aquilo precisa de uma urgente mudança de estilo, já dei várias sugestões, desde as séries em HN, passando pelos grandes programas de entretenimento no mesmo horário.

Ruben quanto aos Jogos Sem Fronteiras, com pena minha, mas não é esquecimento da RTP, os jogos eram organizados pela EBU(a mesma do festival da Eurovisão) que deixou de fazer os jogos em 1999 devido aos elevados custos de produção e também aos países de leste, que começaram a levar atletas olímpicos aos JSF, o que tira diversão, de uns jogos onde os participantes deviam ser comuns habitantes da terra. Eu espero e tenho o desejo de que os Jogos Sem Fronteiras voltem um dia, espero que seja brevemente.Imagem
Imagem

0

#5 Membro offline   RubenGomes Ícone

• TV é comigo!
  • PipPipPipPipPip

Postou 19 Julho 2010 - 10:41

Ver postDavid, em 18 Julho 2010 - 12:13, disse:

Boa crónica, a SIC anda à deriva, sem capitão, e sem dinheiro. Aquilo precisa de uma urgente mudança de estilo, já dei várias sugestões, desde as séries em HN, passando pelos grandes programas de entretenimento no mesmo horário.

Ruben quanto aos Jogos Sem Fronteiras, com pena minha, mas não é esquecimento da RTP, os jogos eram organizados pela EBU(a mesma do festival da Eurovisão) que deixou de fazer os jogos em 1999 devido aos elevados custos de produção e também aos países de leste, que começaram a levar atletas olímpicos aos JSF, o que tira diversão, de uns jogos onde os participantes deviam ser comuns habitantes da terra. Eu espero e tenho o desejo de que os Jogos Sem Fronteiras voltem um dia, espero que seja brevemente.Imagem

Obrigado pelo comentário, David!
Já que a EBU deixou de fazer os Jogos Sem Fronteiras, podia ser a RTP a realizar um programa no mesmo estilo xD
Já está disponível a nova produção do grupo "Sociedade 21": O documentário "Psicopatia e Sociedade"!

Imagem
0

#6 Membro online   David Ícone

• TV é comigo!
  • PipPipPipPipPip
  • LocalizaçãoPortalegre

Postou 19 Julho 2010 - 10:55

Pois podia. Em vez d países, eram terras em disputa, as 2 melhores defrontavam-se na grande final no término do verão.
Imagem

0

#7 Membro online   David Ícone

• TV é comigo!
  • PipPipPipPipPip
  • LocalizaçãoPortalegre

Postou 19 Julho 2010 - 10:55

Pois podia. Em vez d países, eram terras em disputa, as 2 melhores defrontavam-se na grande final no término do verão.
Imagem

0

#8 Membro offline   RubenGomes Ícone

• TV é comigo!
  • PipPipPipPipPip

Postou 19 Julho 2010 - 10:56

Ver postDavid, em 19 Julho 2010 - 11:55, disse:

Bem pensado ;) Ia ser giro xD

Imagem
0

#9 Membro online   nfren Ícone

• Principiante da TV
  • Pip
  • Registado: 21-Junho 10

Postou 19 Julho 2010 - 14:37

Tambem acho uma ideia optimas. Porque nao?
Imagem
0

#10 Membro offline   Catita Ícone

• TV é comigo!
  • PipPipPipPipPip
  • Registado: 16-Julho 08

Postou 20 Julho 2010 - 21:03

Parece que a inovação abandonou as TV em Portugal, a unica exepção é a RTP2, e como o tempo pelo mundo já não é a mesma coisa, as estaçoes se confundem umas com as outras, as nossa queridas tv´s não iam fugir á regra.
E se antigamente pelo verão tinhamos concursos, series refrescantes, actualmente "elas" acham que não fazem sentido.

Actualmente temos um verão total que vai mostando um bocado deste lindo País, umas paredes que já chateiam, umas repetiçoes de algumas series de verão (pai á força, mar azul, uma aventura, mares vivas, etc..). Já não é mau mas podia ser muito melhor... enfim!!!!
0

#11 Membro offline   RubenGomes Ícone

• TV é comigo!
  • PipPipPipPipPip

Postou 26 Julho 2010 - 13:25

Ver postCatita, em 20 Julho 2010 - 22:03, disse:

Parece que a inovação abandonou as TV em Portugal, a unica exepção é a RTP2, e como o tempo pelo mundo já não é a mesma coisa, as estaçoes se confundem umas com as outras, as nossa queridas tv´s não iam fugir á regra.
E se antigamente pelo verão tinhamos concursos, series refrescantes, actualmente "elas" acham que não fazem sentido.

Actualmente temos um verão total que vai mostando um bocado deste lindo País, umas paredes que já chateiam, umas repetiçoes de algumas series de verão (pai á força, mar azul, uma aventura, mares vivas, etc..). Já não é mau mas podia ser muito melhor... enfim!!!!

Infelizmente é verdade, Catita!
Obrigado pelo comentário ;)

Imagem
0

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 utilizador(es) está(ão) a ler este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anónimo(s)